CURSO DE FORMAÇÃO DE

Monitores

/ Sobre o Curso

O Curso de Formação de Monitores para a Ilha do Campeche é uma atividade educativa executada pelo IPHAN, oferecida anual e gratuitamente e destinado a pessoas maiores de 16 anos. Atualmente o curso é realizado pelo Instituto Ilha do Campeche (IIC), sendo destinado a todos que se interessem pelos assuntos abordados, e aberto à toda comunidade, sendo o acesso às aulas teóricas e às palestras irrestrito e independente de inscrição.

Seu objetivo é construir e reforçar com a comunidade conhecimentos multidisciplinares que orbitem o tema da Ilha do Campeche como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Bem como possibilitar a formação de pessoal apto a se candidatar as vagas anuais de monitor no Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche

/ Como funciona o curso?

Ouvintes e alunos:

De forma parcial, os não inscritos podem participar somente das palestras e das aulas teóricas como ouvintes. Para as pessoas que desejem receber certificado de conclusão do curso, ou se candidatar para o credenciamento pelo IPHAN como monitor para integrar o Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche, a inscrição, dentro do período determinado e pelas regras do Edital correspondente ao ano, é obrigatória.

Como é organizado?

/ ATIVIDADES:

O curso é divido por atividades teóricas, práticas e obrigatórias, especificadas no grade curricular do edital correspondente ao ano em vigência. 



/ AVALIAÇÕES:


Após a conclusão das disciplinas, são realizadas algumas avaliações classificatórias e eliminatórias para os alunos que desejam se credenciar como monitores, sendo elas:

  • Avaliação Teórica;
  • Avaliação de Condicionamento Físico;
  • Avaliação Prática: Condução em Trilhas;
  • Avaliação Psicológica

Em que época ocorre?

O curso ocorre entre os meses de agosto e dezembro do ano em vigor, para formar a nova equipe que integrará o Programa na próxima temporada, que se configura nos meses de janeiro a abril.

Quantas vagas disponíveis?

Serão oferecidas até 30 vagas para integrar o quadro de monitores credenciados ao Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche entre os meses de janeiro e abril do próximo ano.

Resultados:

Será publicado na presente página, que configura-se como site oficial de comunicação do curso, a lista dos candidatos selecionados para compor a Equipe de Visitação do ano em vigor, de acordo com a data prevista no edital.

Certificação:

Os alunos que desejarem certificação de aprovação no curso devem manter frequência de 75% nas aulas, e ser aprovado em todas as avaliações.

/ COMO SE INSCREVER?

Inscreva-se aqui para o Curso de Formação de Monitores!

Clique no botão abaixo para preencher o formulário:

Inscreva-se aqui para o Curso de Formação de Monitores!

Clique no botão abaixo para
preencher o formulário:

As inscrições devem ser feitas na data determinada no edital do ano em vigor, através do preenchimento do formulário.

Pré-requisitos para se inscrever no curso:

  • A idade mínima para inscrição é 16 (dezesseis) anos.

  • Os jovens entre 16 e 18 anos de idade (tendo como referência a data de inscrição) dependem de apresentação de autorização expressa por parte de um responsável para participar das atividades práticas e avaliações, embora possam assistir às palestras e aulas teóricas sem essa autorização.

  • Não serão aceitas inscrições de pessoas que tenham sido monitores descredenciados da Equipe de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche pelo IPHAN, nos últimos cinco anos.

  • Os monitores da baixa temporada que trabalharam initerruptamente entre o período de 01 de maio e 31 de julho do ano em vigor são considerados dispensados do Curso para se candidatar as vagas de monitor do Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche que serão disponibilizadas para os alunos que forem aprovados e credenciados ao fim do curso.

Documentação para inscrição:

  • No ato da inscrição é de responsabilidade do Aluno fornecer corretamente os números de documentos pedidos no formulário.

  • O formulário deve conter obrigatoriamente o nome completo do Aluno, número do RG, do CPF, endereço atual completo, telefone, e-mail do Google (@gmail.com) para contato.

/ Sobre as ações dos monitores

Principais atividades realizadas:

  • Recepcionar todos os visitantes e passar as informações básicas sobre regras de visitação e de funcionamento.

  • Monitorar e proteger os locais que fazem parte do patrimônio arqueológico e paisagistico da Ilha do Campeche.

  • Realizar a condução ambiental em trilhas interpretativas terrestres e subaquáticas com os visitantes.

  • Garantir a limpeza e higiene dos equipamentos utilizados nas trilhas subaquáticas.

  • Monitorar o número de visitantes diário da Ilha e repassar para o IPHAN e Ministério Público Federal, bem como os transportes irregulares.

  • Coletar os resíduos deixados deixado de forma inadequada pelos visitantes.

  • Promover a educação patrimonial, a conscientização e manutenção de áreas protegidas.

/ INFORMATIVOS DO CURSO!

/ Confira os Resultados!

Avaliações, frequência e outros

Lista de monitores credenciados

/ MATERIAIS DO CURSO PARA ESTUDO

Materiais das disciplinas

Parece que não foi possível encontrar o que você procura!

Materiais de apoio

/ENTRE EM
CONTATO

Programa de Visitação e
Conservação da Ilha do Campeche.


ilhadocampeche@ilhadocampeche.org

CENTRAL DE

Atendimento

Apoio:

Logo IPHAN

financiamento:

execução:

instituto ilha do campeche © 2022 - Todos os direitos reservados